A Guiné-Bissau não emitiu uma declaração oficial declarando a sua posição sobre as criptomoedas e o seu estatuto legal a nível nacional. Como membro da União Económica e Monetária da África Ocidental, a política monetária da Guiné-Bissau é governada pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental, com sede em Dakar, Senegal. O governador do BCEAO afirmou que o Bitcoin e as criptomoedas não são bem-vindos na UEMOA, enfatizando que as criptomoedas não podem ser controladas e a sua excessiva volatilidade de preços ameaça as economias (1).
O BCEAO confirmou que não tem lidado com criptomoedas, uma vez que não são permitidas na zona. O governador salientou que, como não há nenhuma autoridade responsável por estas moedas, o BCEAO não pode permitir a sua circulação nos oito estados membros, incluindo a Guiné-Bissau. Várias conversas com outros bancos centrais não resultaram em alterações na sua posição relativamente à regulamentação das criptomoedas. Embora relatórios anteriores sugerissem que o BCEAO poderia introduzir a moeda digital regional eCFA, o banco rejeitou esses rumores em abril de 2017 (1).
"The BCEAO says it hasn't handled cryptocurrencies since they're not permitted in the zone. The BCEAO governor stressed that since there is no authority accountable for these currencies, the BCEAO cannot allow their circulation in the region."
A Guiné-Bissau lançou com sucesso uma plataforma blockchain em maio de 2024, concebida para revolucionar a gestão da sua folha de pagamentos pública, marcando uma das primeiras iniciativas deste tipo em África. A plataforma oferece um registo digital seguro e transparente para gerir os dados da folha de pagamentos do serviço público, permitindo o acompanhamento quase em tempo real dos pagamentos de salários e pensões. Esta iniciativa sublinha o compromisso do país em enfrentar os desafios de governação e melhorar a prestação de serviços públicos, embora não indique a aceitação de criptomoedas privadas (2).
Source:
https://chaintum.io/wp-content/uploads/2023/10/Blockchain-and-Crypto-Regulations-in-BCEAO-1.pdf
https://www.imf.org/en/News/Articles/2024/10/02/cf-guinea-bissau-is-using-blockchain-to-boost-fiscal-transparency
Última atualização: 18-10-2025 Aviso Legal: Este artigo não fornece aconselhamento jurídico. Se precisar de aconselhamento jurídico, por favor, entre em contato diretamente com um advogado.
Classificamos as principais trocas de criptografia para Guiné-Bissau em 7 categorias ...
Comprando
- Você pode comprar criptomoedas nessas bolsas
Vendendo
- Você pode vender criptomoedas nessas bolsas
Trading
- Bolsas que oferecem plataformas de negociação avançadas
Carteira
- Armazene sua criptomoeda em uma 'carteira' própria nessas bolsas
Símbolo
- Trocas que criaram seu próprio token criptográfico
Referência
- Indique a seus amigos essas trocas e receba uma recompensa
Pagamentos
- Aceite pagamentos criptográficos para sua loja online com essas trocas
Listar tudo
- Não tem certeza do que fazer? Aqui está uma lista de todas as principais bolsas para Guiné-Bissau